Por serem doenças ligadas à inflamação nos pulmões e dificuldade para respirar a Asma e a Bronquite podem ser confundidas, porém suas causas e tratamentos são bem diferentes.
A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica caracterizada pela falta de ar, chiado e aperto no peito. Os principais fatores que podem fazer com que o paciente tenha uma crise são: a exposição ao frio ou alergênico como: poeira, pólen, pelos, ácaros entre outros. Suas crises podem durar algumas horas ou dias e o uso de remédios broncodilatadores pode aliviar os sintomas, o mais o conhecido é a “Bombinha de asma”.
Já a bronquite é uma inflamação dos brônquios, canais que conduzem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Os sintomas são: tosse com secreção e chiado. As crises podem durar dias e em casos mais extremos perduram por algumas semanas e não desaparecem com o uso de medicamentos. O uso do cigarro é um dos principais casos de agravamento do quadro. Se você possui sintomas que caracterizem um dos quadros é recomendado que você procure um médico para fazer exames de diagnóstico.
Agende sua consulta na Ás Clínica de Alergia para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado.