O angioedema é uma doença genética hereditária que se caracteriza por apresentar inchaços que podem acontecer de forma espontânea ou decorrente de fatores desencadeantes como: traumas, infecções, alteração hormonal ou cirurgia.
O inchaço pode aparecer nas mãos, pés, face, órgãos genitais, bem como nas mucosas do trato gastrintestinal, laringe e outros órgãos internos, como por exemplo, o intestino. As crises podem durar entre 72 e 96 horas, o inchaço geralmente é doloroso, desfigurante e debilitante.
A fadiga irritabilidade, fraqueza e náuseas também são sintomas comuns podendo aparecer horas antes. Não existe cura para o angioedema hereditário, porém há medicamentos capazes de prevenir suas crises.
De acordo com o especialista em alergia e imunologia Dr. Sérgio Dortas, o angioedema pode ser confundido com alergia alimentar ou a remédios, o que faz com que o paciente tenha um diagnóstico tardio, por isso quando perceber um dos sintomas é importante agendar uma consulta para iniciar seu tratamento correto.