São reações do sistema imunológico contra as proteínas presentes em alguns alimentos. Suas características são distintas e a duração da reação alérgica varia de acordo com o alimento em questão podendo ocorrer rapidamente após a ingestão, horas depois ou até mesmo após alguns dias.
O Dr. Sérgio explica que em determinados casos, como a alergia a ovo, leite, soja e trigo, que acompanham o paciente desde a infância, apresentam maior probabilidade de se resolver até a adolescência. Já as reações provenientes de alimentos como frutos do mar, são mais persistentes e podem acompanhar o paciente durante a vida toda.
Os sintomas mais comuns são: manchas pelo corpo, inchaço de boca e olhos, gastrite, vômito, dor abdominal, diarreia, falta de ar e em casos mais graves a reação pode ser fatal.
Não existe cura para a alergia alimentar, por isso é preciso evitar a inalação ou consumo do alimento ao qual o paciente é alérgico.
O tratamento para a alergia alimentar está sujeito a gravidade dos sintomas apresentados e na maioria das vezes é feito com remédios para aliviar e tratar os sintomas.